A Federação Portuguesa de Futebol lançou recentemente o concurso Futebol Para Todos que tem como objetivo o combate à discriminação e a promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. Ao projeto vencedor será atribuído o prémio de 50 mil euros.

Os projetos candidatos têm que ter como premissa que cada individuo é único e devem considerar a prática do Futebol como um veículo promotor de inclusão social e de rejeição de todas as formas de discriminação que assentem na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade.

Cada instituição não pode candidatar mais do que um projeto, sendo que a aplicabilidade deverá acontecer em comunidades desfavorecidas do território nacional.

As instituições candidatas deverão encontrar-se legalmente constituídas e registadas, cumprir todas as condições legais necessárias ao pleno exercício da respetiva atividade, possuir situação regularizada face à administração fiscal e à segurança social, possuir ou assegurar a organização, os recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento do projeto, possuir contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável.

O critério de seleção adotado para eleger os melhores projetos a Concurso é o da candidatura com maior pontuação global. A avaliação dos projetos a concurso será feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta.

A cada projeto admitido será atribuída uma pontuação global que resulta das classificações obtidas em cada um dos seguintes fatores de apreciação: adequação do projeto aos objetivos do Concurso; adequação dos custos apresentados aos objetivos e ao programa de trabalhos propostos; qualidade do projeto quanto à originalidade, planeamento, resultados esperados e grau de respetiva difusão; relevância e importância para o desenvolvimento de atividades do projeto noutras instituições; viabilidade de alargamento e generalização dos resultados do projeto; pré-aprovação da Associação de Futebol com tutela sobre a região.

A Qualidade Técnica da Candidatura será valorizada tendo em linha de conta a relevância, fundamentação e programação dos seus objetivos, a sua abrangência em termos de população alvo, e o carácter inovador da sua abordagem. A Sustentabilidade da Candidatura será valorizada tendo em linha de conta a experiência e solidez da entidade promotora, bem como a adequabilidade e exequibilidade do projeto em termos da sua aplicação de recursos humanos, materiais e financeiros.

Para mais informações, ao nível do regulamento e do formulário de inscrição carregue aqui