O presente protocolo tem como objetivo estabelecer entre as duas entidades um acordo de Formação em Contexto de Trabalho. Esta formação visa a aquisição e o desenvolvimento de aprendizagens significativas que proporcionará competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

Numa iniciativa nunca antes realizada, a A.F. Leiria pretende com este protocolo proporcionar, através da sua Academia de Arbitragem, o Curso de Formação Inicial Nível 1 para Árbitros de Futebol a todos os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão do Desporto da Escola Francisco Rodrigues Lobo, de forma gratuita. Este Curso (que já se iniciou no dia 5 de dezembro) será composto por duas fases, sendo a primeira fase teórico-prática, no Estádio Municipal de Leiria. A segunda fase será composta por um estágio que vai decorrer entre os meses de dezembro de 2018 a maio de 2019, onde os candidatos aprovados da primeira fase terão a oportunidade de participar integrados em equipas de arbitragem em jogos de provas organizadas pela A.F. Leiria. No final de ambas as fases, os 25 alunos vão ter direito ao Diploma de Árbitro, caso cumpram os parâmetros de avaliação estipulados no Curso e de acordo com o Plano Nacional de Formação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, onde terão a oportunidade de seguir a sua carreira.

Esta formação está integrada no plano curricular dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão do Desporto da Escola Francisco Rodrigues Lobo, com o objetivo de ambas as instituições desenvolverem todos os esforços de forma a fornecer aos alunos/formandos os saberes e instrumentos necessários ao desempenho profissional.

Estiveram presentes, pela A.F. Leiria, o Presidente Prof. Manuel Nunes e o Presidente do Conselho de Arbitragem, Sr. Carlos Amado. Pela Escola Francisco Rodrigues Lobo, a Diretora, Dra. Isabel Oliveira e o Prof. Abílio Figueira.
O presidente da A.F. Leiria ressalta a importância deste protocolo onde refere que “a presença destes alunos irá ajudar a colmatar a falta de árbitros atualmente existente na A.F. Leiria” – Prof. Manuel Nunes.

A diretora a Escola Francisco Rodrigues Lobo considera ser uma oportunidade para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão do Desporto - “Por proporcionarem aos nossos alunos um local de estágio e a oportunidade de terem uma nova carreira no seu futuro” – Dra. Isabel Oliveira.