Esta iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol visa reavivar o espírito dos Campeões da Europa e vai levar o troféu conquistado em França a todas as capitais de distrito do país.

A tour dos Campeões Europeus consiste num camião onde as pessoas terão acesso a conteúdos exclusivos da FPF que incluem vídeos dos momentos mais significativos e privados vividos pela Equipa das Quinas no dia da inesquecível final com a França.

O objetivo desta ideia é possibilitar a todos os portugueses que viveram intensamente o Campeonato da Europa o contacto com o troféu que personifica não apenas o esforço e o talento de todos os internacionais portugueses, mas também o apoio que eles sentiram dos seus compatriotas, mesmo a muitos quilómetros de distância.

Simultaneamente nesse dia e na mesma zona,  Ruí Patrício, ex-jogador do SCL Marrazes, Guarda-Redes da Seleção Nacional e Campeão Europeu em França/2016, será homenageado pela Câmara Municipal de Leiria pelas 15h30 através da inauguração duma estátua, que representa uma das suas grandes defesas, nomeadamente a que realizou ao cabeceamento de Antoine Griezmann na Final histórica para todos nós.