No passado dia 11 de junho no Auditório AF Leiria, ocorreu uma reunião com os clubes de modo a ser abordada a temática da Certificação dos Clubes na FPF. 

Para garantirem um processo de recenseamento bem-sucedido, todas as Entidades, públicas ou privadas, Clubes ou Escolas, poderão aceder ao site da FPF e preencher este pequeno formulário que estará disponível online até ao dia 15 de junho.

Clubes e outras Entidades recenseadas em função da sua realidade serão posteriormente avaliadas. Este processo não permite, só por si, uma certificação de qualidade, limitando-se, nesta fase, a reconhecer a existência desses Clubes e Entidades no âmbito Federativo, classificando-a de acordo com o tipo de atividade e condições que proporciona, permitindo o registo dos praticantes e a homologação das provas e atividades desenvolvidas.

Desta forma, a FPF cumpre a vocação tutelar que lhe é conferida pelo Decreto-lei 45/2015, de 9 de abril, onde se pode ler que “compete à Federação Portuguesa de Futebol homologar os regulamentos aplicáveis, a fim de assegurar o respeito pelas regras de proteção da saúde e segurança dos participantes, bem como o cumprimento das regras técnicas da modalidade, e encontra-se dependente da emissão de parecer ao abrigo do Regulamento de Homologação de Provas da FPF."

Apenas as Escolas de Futebol e CBFF com registo definitivo na FPF poderão submeter-se ou candidatar-se ao processo de Certificação, que vai iniciar-se no dia 1 de julho. Este registo e a eventual Certificação, além de responder às questões de natureza legal (DL 45/2015, 09 de abril), pode trazer enormes vantagens a todos os Clubes e Entidades envolvidas, como por exemplo o reforço do mecanismo de compensação financeira e a credibilidade de uma  avaliação qualitativa que permita assegurar o reconhecimento público no meio em que estão inseridas, através do cunho da Federação Portuguesa de Futebol.

Neste sentido, a FPF conta com o apoio de todos os clubes e Associações Distritais e Regionais na divulgação e consciencialização da importância de um processo que representa não apenas mais um passo no trabalho conjunto de desenvolvimento do futebol português, mas também um auxílio efetivo a todos os pais que pretendem fazer uma opção segura na hora de escolher uma Entidade onde os seus filhos possam praticar um desporto que se confunde com a identidade do país.