O Processo de Certificação da FPF teve início em Janeiro de 2015, com o intuito de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, Lei 28/98, de 26 de Junho (entretanto substituída pela Lei 54/2017, de 14 de Julho).
Para além do imperativo legal, o processo assumiu desde o início o objetivo de avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as Entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a jovens praticantes até aos 19 anos e, dessa forma, contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação dos praticantes em Portugal.

A partir da época 2018-2019, o processo está aberto a todas as Entidades que disponibilizam a atividade de futebol e/ou futsal para jovens até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo.

De forma a que todo este processo seja possível, a FPF solicitou às 22 Associações Distritais que criassem Subcomissões para que estas possam apoiar os Clubes em todo este processo, assim, na A.F. Leiria fazem parte desta Subcomissão os seguintes elementos:

Vice-Presidente: Carlos Martins
Diretor: António Silva
Presidente do Conselho Técnico: Ricardo Gomes
Secretário Geral: Luis Monteiro
Coordenador Técnico: Paulo Ribeiro
Funcionário: André Vieira

Estes elementos irão ter uma Formação a realizar na Cidade do Futebol nos próximos dias 7 e 8 de setembro.
Após o Recenseamento obrigatório já realizado pelos Clubes, estes, para se candidatarem à Certificação, terão que fazer a sua Autoavaliação até ao próximo dia 31 de outubro. Esta Autoavaliação é feita na plataforma que a FPF disponibilizou aos Clubes que fizeram o seu recenseamento.
A A.F. Leiria refere ainda que é de extrema importância que os clubes se candidatem à Certificação e assim participem e façam parte integrante desta reforma estrutural ao nível da Formação Desportiva (nomeadamente no Futebol e Futsal) em Portugal.