Numa iniciativa inovadora, a Associação de Futebol de Leiria é a primeira associação do país a colocar online uma plataforma sobre instalações desportivas denominada de GIDO - Gestão de Infraestruturas Desportivas Online. 

A Direção da A.F. Leiria, lançou há cerca de 4 anos o desafio ao Instituto Politécnico de Leiria para propor a criação de uma plataforma de infraestruturas sobre as instalações desportivas deste distrito. A ideia foi tomando forma e os alunos do curso de Engenharia Informática do I.P. Leiria apresentaram um protótipo desta plataforma. Posteriormente o parceiro da A.F. Leiria, Janela Digital, empresa de suporte tecnológico, desenvolveu e criou a atual plataforma denominada de GIDO.

Nesta ferramenta é possível consultar informações detalhadas sobre as instalações desportivas do distrito de Leiria, nomeadamente a localização dos campos, as medidas, a capacidade das bancadas fixas, a dimensão dos balneários, as distâncias de segurança, o tipo de piso, entre outras opções disponíveis. Os clubes filiados na A.F. Leiria terão ainda acesso imediato às vistorias realizadas onde será possível consultar o histórico dos últimos anos. 

Num processo de atualização constante, o GIDO fornece informações relevantes para os clubes, dirigentes, adeptos e todas as pessoas envolvidas com a modalidade assumindo-se como uma importante ferramenta de trabalho para o desenvolvimento do futebol distrital.
Futuramente, numa segunda fase, vão ser inseridos dados demográficos da população, dos praticantes tendo em vista o cruzamento de dados e a realização de estudos. 

Estiveram presentes na conferência de imprensa pela FPF, Dr. Júlio Vieira, o Presidente da A.F. Leiria, Prof. Manuel Nunes, o Presidente do Conselho Técnico, Eng. Ricardo Gomes, pela Janela Digital, Dra. Marta Pedro, e Dra. Ana Santos, pelo IP Leiria, Eng. Ricardo Martinho. 

Estiveram ainda representados os meios de comunicação social Diário de Leiria, Região de Leiria, Jornal de Leiria e Leiria TV. 

Aceda aqui ao GIDO.