Academia CCMI, Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Almagreira, Associação Cultural Desportiva “O Sotão”, Centro de Convívio e Recreio do Telheiro, Ginásio Clube de Alcobaça, Sport União Alfeizerense e União Desportiva de Leiria foram distinguidos com a Bandeira da Ética, atribuída pelo PNED (Plano Nacional Ética no Desporto).

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. A sua implementação e operacionalização compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), mediante a criação de uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização. 

Esta distinção é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. As entidades podem candidatar-se requerendo a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida. 

A A.F. Leiria congratula os Clubes do distrito de Leiria que obtiveram a Bandeira da Ética, e incentiva e deseja que outros filiados com projetos e iniciativas neste âmbito possam também candidatar-se a esta distinção.