História

Factos Históricos da A.F. Leiria


9 de setembro de 1925

Foi fundada, em Leiria, a Federação Desportiva do Distrito de Leiria (F.D.D.L.), antecessora da Associação de Futebol de Leiria (A.F.L.), com a aprovação dos respetivos Estatutos e a eleição dos seus primeiros Corpos Gerentes.

28 de maio de 1926

A chamada "Revolução Nacional", que teve lugar neste dia, afetou nitidamente a vida associativa desportiva e particularmente a Federação Desportiva do Distrito de Leiria, que acabaria por entrar em rápida decadência até à extinção definitiva.

20 de maio de 1929

Com os mesmos objetivos da extinta F.D.D.L. nasceu a Associação de Futebol de Leiria (A.F.L.). Neste dia foram discutidos e aprovados os Estatutos e Regulamento da Associação de Futebol de Leiria e eleitos os seus primeiros Corpos Gerentes. O primeiro Presidente da Direção foi Acácio de Almeida Henriques. Os Clubes Fundadores foram os seguintes: Sport Club Bombarralense, Caldas Sport Club, Sporting Club das Caldas, Grupo Desportivo "Os Nazarenos", Sporting Club da Nazaré, Atlético Club Marinhense, Sport Operário Marinhense, Leiria Gimnasio Club, Gimnasio Sportivo Lis e Associação Académica. 

4 de junho de 1929

A Direção da A.F.L., decide organizar a sua primeira Competição Futebolística: o "Torneio Estímulo" que contou com a adesão dos seguintes clubes: Gimnásio Sportivo Liz, Leiria Gimnasio Club, Atlético Club Marinhense, Sport Club Bombarralense, Associação Académica, Caldas Sport Club e Sporting Club Caldas e jogou-se nas seguintes localidades: Leiria, Nazaré, Marinha Grande e Bombarral. 

23 de julho de 1929

A A.F. Leiria resolve tratar do envio da documentação tendente a oficializar a filiação da A.F. Leiria na Federação Portuguesa de Futebol. 

29 de outubro de 1929

A A.F. Leiria que teve a sua sede provisória, primeiro na redação do jornal Semana Desportiva, e depois na redação do jornal A Ideia, arrendou uma sala, no 2º andar de um prédio que pertence ao seu Presidente da Direção, Acácio Henriques, onde passa a ser a sua sede provisória. 

30 de outubro de 1929

Filiaram-se na A.F. Leiria o Sport Lisboa e Pombal e o Sport Lisboa e Alcobaça. Inscreveram-se no 1º Campeonato Distrital de Leiria os seguintes filiados: Sporting Club das Caldas, Leiria Gimnasio Club, Sport Club Bombarralense, Gimnásio Sportivo Liz, Grupo Desportivo "Os Nazarenos", Atlético Clube Marinhense, Foot-Ball Club de Peniche, Sport Lisboa e Pombal e Sport Lisboa e Alcobaça. 

Setembro de 1931

A A.F. Leiria passou a superintender também na organização de provas de atletismo e, por isso mesmo, a designar-se Associação de Futebol de Leiria e Liga de Atletismo (A.F. Leiria e L.A.).

30 de setembro de 1931

São publicados em Leiria, pela Tipografia Mendes Barata, os primeiros Estatutos, Regulamento Geral de Jogos da A.F. Leiria e L.A. e Regulamento para o Campeonato Distrital de Futebol. 

28 de dezembro de 1931

É punido com 90 dias de suspensão um jogador do A.C. Marinhense, por ter dito ao árbitro: "O que o Sr. Árbitro precisava sei eu!".

27 de janeiro de 1932

A Direção da A.F. Leiria e L.A. marca para o dia 28 de Fevereiro, o 1º Aveiro x Leiria, e para o dia 6 de Março seguinte o 3º Santarém x Leiria. A Câmara Municipal de Leiria subsidiou a A.F. Leiria e L.A. com 300$00 para ajuda da compra do equipamento da seleção de Leiria. Um jogador do A.C. Marinhense, mediante a apresentação de atestado médico, é subsidiado com 8$00 por dia, a subtrair do Fundo de Assistência 

3 de fevereiro de 1932

A Direção da A.F. Leiria e L.A. concedeu um cartão "livre trânsito" ao jogador Artur Oliveira que se inutilizou para a prática do desporto e para a sua vida profissional, num encontro realizado em Tomar. 23 de Março de 1932 A Direção da A.F.L. e L.A. aprova filiar-se na Federação Portuguesa de Atletismo.

6 de abril de 1932

A Direção da A.F. Leiria e L.A. delibera irradiar o árbitro Arnaldo Monteiro por, numa arbitragem, ter demonstrado "o propósito de provocar castigos com a agravante da premeditação". 

20 de abril de 1932

A Direção da A.F. Leiria e L.A. passa a reunir na nova sede, sita no Largo da Sé, n.º 15. 

1 de maio de 1932

Realiza-se o 1º jogo Leiria x Viseu que a seleção Leiriense venceu por 5-1.

Dezembro de 1932

Realiza-se o 1º jogo Lisboa x Leiria, no campo da Tapadinha, em que, apesar de se esperar uma derrota, a seleção Leiriense empatou 4-4.

 

28 de agosto de 1933

Foram aprovados Novos Estatutos em Assembleia Geral. Entre as alterações, acabaram os sócios individuais, ficando apenas os clubes.

25 de março de 1934

A seleção de Leiria defrontou a seleção de Santarém. Foi já a 4ª vez que tal sucedeu, mas a 1ª vez que a seleção de Leiria saiu vencedora, dizem os jornais, que "com justiça", por 4-2.

Agosto de 1934

A sede provisória da A.F. Leiria passa a ser na Rua D. Dinis, 18-1.º, em Leiria.

26 de novembro de 1934

A Direção da A.F. Leiria pede à Câmara de Leiria um "Estadium" para a capital de distrito que não tem um campo digno. Para além da A.F. Leiria, subscrevem o pedido as Coletividades Desportivas da cidade, a Comissão de Iniciativa e a Associação Comercial de Leiria.

12 de dezembro de 1934

O Gimnásio Sportivo Liz, onde estava sediada provisoriamente a A.F. Leiria, mudou de instalações e, por isso, a A.F. Leiria resolveu arrendar, para nova sede, uma sala na Rua Comandante João Belo, por 50$00 mensais.

9 de setembro de 1935

A Assembleia Geral, maioritariamente participada por delegados dos clubes do Sul do Distrito (13 contra 2), tomou a decisão histórica de transferir a sede da A.F. Leiria para as Caldas da Rainha. O novo Presidente da Comissão Administrativa é o Dr. João Cortez.

11 de setembro de 1935

Primeira reunião da Comissão Administrativa da A.F. Leiria em Caldas da Rainha. A primeira sede provisória foi na Rua de Camões, nº57 - 2º.

19 de novembro de 1935

Teve lugar a primeira Assembleia Geral realizada em Caldas da Rainha, onde foram aprovados os Novos Estatutos da A.F. Leiria, que mais tarde, mereceram a aprovação do Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional, com publicação no Diário do Governo, de 5 de Maio de 1945, e, em 1946, foram publicados pela "Minerva Caldense".

19 de setembro de 1936

A crise na A.F. Leiria/Caldas da Rainha é uma realidade. Um artigo publicado, nesta data, no Gazeta das Caldas, tece duras críticas contra dirigentes da A.F.Leiria, que vêm revelando "um flagrante abandono pela causa do desporto", concluindo: "Já lá vai o tempo em que os caldenses se lamentavam, e com razão, da sede do distrito, mas hoje que têm cá a Associação, só se podem queixar de si próprios, o que é penoso".

8 de outubro de 1940

A nova sede da A.F. Leiria, em Caldas da Rainha, funciona agora na Rua Heróis da Grande Guerra (na Associação de Socorros Mútuos Rainha Dona Leonor).

21 de março de 1947

Última Assembleia Geral da A.F. Leiria em Caldas da Rainha, com a participação de mais de 50 delegados dos 15 clubes filiados.

6 de agosto de 1947

O Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional determinou a transferência da sede da Associação de Futebol de Leiria das Caldas da Rainha para a capital do Distrito.

1 de setembro de 1947

Toma posse no Governo Civil de Leiria a Comissão Administrativa que passa a gerir a A.F. Leiria, de novo sediada na capital do distrito. São seus membros o Dr. José Infante de La Cerda (Presidente), Jaime Eugénio Cabral de Azevedo (Tesoureiro), Capitão José Simplício Virgolino (Secretário).

9 de julho de 1951

Foram empossados os primeiros Corpos Gerentes após a sua fixação definitiva em Leiria, tendo como Presidente da Direção, o Dr. Fernando Pais. Esteve presente, como Delegado da Direção Geral dos Desportos, o Sr. Mário Dinis, que afirmou ter a máxima confiança nas pessoas empossadas.

Agosto de 1953

Foram inauguradas as novas instalações da A.F. Leiria, em Leiria, com a presença do capitão Maia Loureiro, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e várias entidades oficiais. Houve sessão solene, em que as várias individualidades, que usaram da palavra, puseram em destaque as novas e excelentes instalações.

Junho de 1955

O Caldas para chegar à 1ª Divisão Nacional, teve de realizar três jogos com o Boavista. Como os dois primeiros acabaram empatados, houve necessidade de um terceiro jogo, em campo neutro (Estádio Municipal de Coimbra), que o Caldas ganhou por 4-1.

18 de setembro de 1955

O Caldas realiza o seu primeiro jogo na I Divisão, em Setúbal. Perde por 3-0.

26 de setembro de 1959

Inaugura-se em Leiria um Campo de Futebol de 5. O Mensageiro escreve: "Parece-nos ter sido Leiria a primeira cidade da província a inaugurar um campo miniatura para o futebol infantil. Não temos conhecimento de qualquer outra parte que já hoje goze de igual melhoramento".

30 de março de 1961

Têm lugar em Leiria (umas das quatro cidades portuguesas escolhidas para o efeito, as outras são Lisboa, Porto e Braga), as primeiras eliminatórias do Torneio Internacional de Juniores que envolve a França, a Polónia, a Hungria e a Grécia (que era a campeã em título).

1 de maio de 1971

É inaugurada em Leiria a Casa do Árbitro. Fica situada na Rua Comandante João Belo, n.º 28. Leiria tem, nesta altura, 56 árbitros e o Presidente da Comissão Distrital de Árbitros é Joaquim Ferreira Santos.

1971/72

O Caldas Sport Clube, que havia sido fundado em 15 de Maio de 1916, por Eduardo José Valério, António Lopes Júnior e João Santos Aranha, sagra-se, no final desta época desportiva, Campeão da 3ª Divisão Nacional.

1978

No Campeonato do Mundo que se realizou neste ano, esteve presente o árbitro Leiriense António Garrido (nasceu em Vieira de Leiria no dia 3 de Dezembro de 1932). Foi internacional entre 1972 e 1983, tendo estado também no Mundial de 1982. Fez parte do grupo restrito de árbitros que poderiam ser escolhidos para arbitrar a final.

15 de setembro de 1978

À A.F. Leiria foi atribuída a qualidade de instituição de UTILIDADE PÚBLICA.

Maio de 1979

O Governo, face ao valioso contributo para a causa desportiva da A.F. Leiria, no momento do seu cinquentenário atribuiu-lhe a MEDALHA DOS BONS SERVIÇOS DESPORTIVOS.

17 de junho de 1979

A A.F. Leiria comemorou festivamente as suas "Bodas de Ouro" com a presença das autoridades locais, de várias Associações de Futebol e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Março de 1980

A Câmara Municipal da Marinha Grande concedeu a esta Associação a Medalha de Cobre do Concelho.

 

1980/81

A União Desportiva de Leiria, sagra-se, no fim desta época desportiva, Campeã Nacional da II Divisão.

 

18 de junho de 1983

É prestada homenagem a Jaime Azevedo, que durante 10 anos trabalhou em prol do futebol, grande parte deles como Secretário Permanente da A.F. Leiria. Nesta oportunidade, foi-lhe entregue a Medalha de Ouro e Mérito, com que havia sido, justamente, galardoado pelo Congresso da Federação Portuguesa de Futebol.

 

21 de janeiro de 1984

A A.F. Leiria inaugura a sua atual Sede Social. Era seu Presidente da Direção, António Vieira Rodrigues Ascenso, considerado um dos principais obreiros das novas instalações, na altura, consideradas as melhores do País. No dia da sua inauguração, estiveram presentes, o Secretário de Estado, o Presidente da Federação Portuguesa do Futebol, autoridades civis, militares, eclesiásticas e desportivas.

 

1988/89

A União Receativa Mirense, sagra-se, no final desta época desportiva, Campeão da III Divisão Nacional.

Maio de 1992

A Câmara Municipal de Leiria atribui à Associação de Futebol de Leiria o seu GALARDÃO MUNICIPAL.

15 de maio de 1994

No Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, a Seleção de Portugal, comandada por Agostinho Oliveira, apurou-se para o Campeonato Europeu Sub-18, ao derrotar a Islândia por 3-1.

14 de novembro de 1995

No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, realizou-se o jogo Portugal - Irlanda que abriu as portas à presença da nossa Seleção nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

1997/98

A União Desportiva de Leiria, sagra-se, no fim desta época desportiva, Campeã Nacional da II Divisão.

1998/99

O Instituto D. João V, vence, nesta época desportiva a Taça e a Supertaça Nacional de Futsal.

3 de janeiro de 2001

O árbitro leiriense Olegário Benquerença recebe as insígnias de árbitro internacional.

19 de novembro de 2003

Inauguração do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com o jogo Portugal x Kuwait, que terminou com 8-0, a favor de Portugal, e que seria a maior goleada da era Luiz Filipe Scolari, como Selecionador da Seleção Portuguesa.

19 de maio de 2004

O Governo, pelo seu Despacho n.º 36/2004, assinado pelo Secretário da Juventude e Desportos, Henrique Loureiro, condecorou a A.F. Leiria com a Medalha de Mérito Desportivo, na véspera do dia em que esta prefazia os 75 anos de existência.

28 de maio de 2004

Jantar comemorativo das Bodas de Diamante da A.F. Leiria, que juntou mais de meio milhar de pessoas. Para além dos dirigentes da Associação de Futebol de Leiria, estiveram representadas quase todas as Associações distritais de futebol, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o Governador Civil de Leiria e, entre outras entidades, o Secretário de Estado do Ministro da Presidência. A ocasião foi aproveitada para a assinatura de um Protocolo entre a A.F. Leiria, o Governador Civil e as Autarquias do Distrito, tendo em vista o desenvolvimento do desporto.

13 de junho de 2004

Primeiro jogo do "Euro 2004" no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, entre a Suíça e a Croácia. Assistiram à partida 24 090 espetadores e acabou com um empate a zero.

 

17 de junho de 2004

Segundo jogo do "Euro 2004" no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, entre a Croácia e a França. Assistiram 26 960 espetadores e acabou também com uma igualdade: 2-2.

8 de setembro de 2004

Jogo Portugal x Estónia no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

11 de janeiro de 2007

Entrada em funcionamento do portal da A.F. Leiria - www.afleiria.com

 

17 de novembro de 2007

Portugal x Arménia - Jogo de apuramento para o Campeonato da Europa 2008 realiza-se no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa.

2007/08

É criada a Secção de Marketing e Relações Públicas da A.F. Leiria.

2008/09

A A.F. Leiria cria o projecto "Incentivo à realização de Estudos sobre o Futebol Distrital". As finais do quadro competitivo da A.F. Leiria passam a ser organizadas em contexto de candidatura por parte dos Clubes e Municípios. A A.F. Leiria é pioneira na criação da variante de Futebol de Rua.

26 de setembro de 2008

A A.F. Leiria realiza pela primeira vez a I Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, divulga a sua nova imagem traduzida na criação de um logotipo para cada variante, e divulga a primeira revista "Os Campeões do Futebol Distrital" que consiste num anuário. É homenageada a jogadora com a inscrição nº 10.000.

23 de maio de 2009

A A.F. Leiria comemora o seu 80º aniversário e inaugura a sede remodelada da A.F. Leiria. No auditório da A.F. Leiria são colocadas as bandeiras dos clubes filiados.

2009/10

A A.F. Leiria realiza o primeiro inquérito de satisfação aos clubes filiados.

18 de setembro de 2009

A A.F. Leiria realiza a II Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a segunda edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital".

3 de março de 2010

A A.F. Leiria lança a I Newsletter "Comunica A.F. Leiria".

 

28 de maio de 2010

A A.F. Leiria faz um Jantar de Homenagem ao Árbitro Internacional Olegário Benquerença pela sua participação no Campeonato do Mundo 2010 na África do Sul.

2010/11

A A.F. Leiria lança o 1º Concurso para a elaboração do desenho do cartão de jogador/dirigente para a época seguinte.

17 de setembro de 2010

A A.F. Leiria realiza a III Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a terceira edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital".

26 de março de 2011

O jogo amigável Portugal x Chile realiza-se no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa.

2011/12

É instituída a Taça Disciplina.

1 de julho de 2011

Ato de Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da A.F. Leiria para o quadriénio 2011/15.

23 de agosto de 2011

Portugal x Turquia - Jogo de preparação para o Campeonato da Europa Feminino "AA" decorre no Complexo Desportivo de Caldas da Rainha.

9 de setembro de 2011

A A.F. Leiria realiza a IV Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a quarta edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital".

19 de novembro de 2011

Portugal x Áustria - Jogo de qualificação para o Campeonato da Europa 2013 de Futebol Feminino é disputado em Pombal.

 

14 de setembro de 2012

A A.F. Leiria realiza a V Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a quinta edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital", agora em formato digital.

20 de setembro de 2013

A A.F. Leiria realiza a VI Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a sexta edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital", agora em formato digital.

20 de dezembro de 2013

Entra em funcionamento o novo site da A.F. Leiria.

12 de setembro de 2014

A A.F. Leiria realiza a VII Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a sétima edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital", agora em formato digital.

28 de março de 2015

Entra em funcionamento o novo site da A.F. Leiria. Ato de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o quadriénio 2015/2019.


25 de setembro de 2015
A A.F. Leiria realiza a VIII Gala do Futebol Distrital no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e divulga a oitava edição da revista "Os Campeões do Futebol Distrital", agora em formato digital.