
A MISSÃO……DAR CONTINUIDADE AO PROJECTO EM CURSO
O êxito da época desportiva 2024/2025 deve-se ao trabalho em equipa realizado sob a liderança do anterior presidente da direção, Professor Manuel Nunes, que no passado dia 20/05/2025, renunciou ao cargo e passou a desempenhar as funções de Coordenador Geral das Comissões Permanentes da Federação Portuguesa de Futebol, a quem todos nós desejamos que tenha grande êxito neste novo cargo.
Na época 2024/25 a A. F. Leiria registou o maior número de inscrição de atletas, cerca de 13.300, perto de 4000 agentes desportivos e cerca de 200 árbitros, realizando mais de 10.000 jogos em resultado de todas as provas oficiais.
De realçar o trabalho heroico dos dirigentes associativos benévolos, que tanto dão de si, para que as crianças e jovens das suas localidades possam ter um local digno para a prática das modalidades desportivas que amam.
Sem o apoio das autarquias locais era impossível os clubes terem as condições mínimas para a prática desportiva e com certeza que o movimento associativo do nosso Distrito não tinha a mesma pujança.
Na época desportiva 2024/2025, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria, com a União de Freguesias de Parceiros e Azoia e com o grande apoio da FPF, construiu-se a tão ansiada Academia Desportiva U. F. Parceiros e Azoia – A. F. Leiria, que irá permitir realizar os diversos treinos das seleções distritais, treinos de árbitros, cursos de treinadores e árbitros, ações de formação, torneios e projetos Super Quinas e Walking Football .
Nesta mesma época desportiva a subcomissão de certificação da A. F. Leiria, liderada pelo Vice-Presidente Carlos Martins, em conjunto com os clubes, conseguiram a proeza de trazer ao processo de certificação 104 entidades, sendo que 94 foram reconhecidas e certificadas pela F.P.F, o que revela o interesse dos dirigentes associativos em melhorar as suas condições de funcionamento e dar melhores condições a todos os que trabalham em prol de uma melhor organização, quer do processo formativo quer dos processos internos dos vários clubes, impactando não só no trabalho diário como também na imagem que é transmitida para o exterior.
A A. Futebol de Leiria participou em todos os torneios de futebol e futsal organizados pela F.P.F., e o Gabinete Técnico e os Treinadores/as das Seleções Distritais de Futebol e Futsal executaram um trabalho rigoroso e de qualidade nos seus centros de treinos, e em complemento ao excelente trabalho efetuado pelos clubes, estes dois fatores originaram a conquista da liga de Ouro da Seleção Distrital Sub/14 masculina no Torneio Lopes da Silva e a vitória na Liga de Prata da equipa feminina Sub/14, bem como a chamada de vários atletas do Distrito para as seleções nacionais.
Os clubes da A. F. Leiria que apostaram no Futebol de Praia, têm contribuído para o crescimento da modalidade a nível distrital e nacional, destacando-se os títulos de campeão do A.C.D “O SOTÃO”, no Campeonato de Elite e na Taça de Portugal, e a equipa de SUB/19 do GRAP Pousos, que venceu a primeira edição da Taça Nacional.
Além disso as seleções nacionais de futebol de praia são formadas por vários atletas dos clubes do distrito e é um orgulho e uma honra para todos nós, termos tido a oportunidade, na última Gala Desportiva, de homenagear as 7 atletas, a treinadora e a médica, que representaram a Seleção Nacional Feminina de Futebol Praia e venceram a Liga Europeia 2025.
O êxito de todo o trabalho realizado deve-se à disponibilidade, dedicação e empenho de todos os órgãos sociais da A.F. Leiria, desde a Direção, Assembleia Geral, Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça, Concelho Técnico, Conselho Consultivo e ainda a Comissão da Certificação e da Integridade, a Comissão de Acompanhamento para a Segurança, a Academia de Arbitragem e Núcleos de Árbitros, o Gabinete Técnico e todos os funcionários da A. F. Leiria, bem assim os excelentes colaboradores externos.
Nos 9 meses em que exerci funções em permanência na AF Leiria, permitiu-me conhecer melhor todo o funcionamento dos serviços e testemunhar a entrega e empenho dos funcionários, que tudo dão de si para que as provas decorram com normalidade e que as respostas aos clubes e às entidades sejam dadas com a brevidade possível.
Tendo em conta que dois dos mais antigos funcionários da A. F. Leiria, o Secretário Geral Luís Monteiro, e o responsável das Licenças, Luís Paulo, se aposentaram, resta-me em nome da direção, agradecer-lhes pela nobre carreira que efetuaram, com total empenho e dedicação, atitudes estas que deixaram a sua indelével marca e farão sempre parte da história desta quase centenária instituição.
É nosso compromisso continuar a nossa caminhada junto dos clubes, marcando presença nos seus eventos, o que nos permite conhecer no terreno cada realidade e até as suas dificuldades mais prementes.
Iremos continuar a apoiar os nossos clubes filiados, de acordo com o nosso plano de atividades, de forma a que os atletas, treinadores, fisioterapeutas e demais agentes desportivos, possam usufruir de melhores condições para a prática desportiva.
Resta agradecer, em nome da direção, às Autarquias locais do Distrito de Leiria, pelo excelente apoio que tem dado aos nossos clubes filiados, bem assim aos nossos parceiros/patrocinadores, por estarem sempre ao nosso lado, à comunicação social que divulga as nossas atividades, a todos os diretores, treinadores, atletas e restantes elementos que trabalham nos clubes, os quais têm contribuído para o desenvolvimento e crescimento das nossas modalidades desportivas.
Por fim agradecer à Federação Portuguesa de Futebol pelos apoios concedidos e pelos programas estruturais que pretende implementar para o reforço do desenvolvimento das nossas modalidades desportivas, a fim de, e como diz o nosso presidente Pedro Proença, “Unir o Futebol e torna-lo ainda mais forte”.
Saudações Desportivas
Leiria, 20 de Setembro de 2025
A Direção da A. F. Leiria
O Presidente,
Carlos Mota Carvalho