Mensagem do Presidente

 


MENSAGEM

Apesar do aparecimento inesperado e inédito do Covid-19 que provocou uma grave pandemia, que originou a maior crise social e desportiva da já longa História da AF Leiria, os Relatórios de Atividades e de Contas da época desportiva 2019/2020, indicam na generalidade os grandes objetivos que nos orientariam em condições normais.

É possível verificar, que, numa primeira fase pretendeu-se o desenvolvimento global e regular da prática habitual do Futebol/Futsal/Futebol de Praia, para, depois numa segunda fase, com a suspensão e cancelamento das competições desportivas no País, pretendemos encontrar as soluções adequadas para ajudar ao máximo os nossos Clubes, perante o facto de estarem parados durante vários meses, realizando para o efeito reuniões através de videoconferência e inquéritos, de modo a sustentar as nossas decisões.

Ao chegar ao final da época, com a paragem das atividades e a grande indefinição e incógnita quanto ao futuro, em que se sentiu muito o sofrimento dos Clubes onde se incluem os dirigentes, os treinadores e os jogadores, mas também os árbitros, a Direção da AF Leiria desenvolveu todos os esforços para encontrar as melhores soluções, sejam elas desportivas, sociais ou financeiras.

No que diz respeito aos resultados financeiros verificou-se um resultado financeiro positivo, que não corresponde na totalidade à realidade, atendendo à utilização da verba referente ao estorno do Seguro, juntamente com a realização de um empréstimo de 90.000,00€ efetuado junto da FPF, no sentido de fazer baixar o valor das inscrições da época seguinte, como medida estratégica decisiva de apoio, para facilitar a inscrição dos Clubes, de equipas e jogadores, bem como a redução das Taxas de Jogo.

Leiria, 8 de Dezembro de 2020

O Presidente da Direção da AF Leiria

Manuel Mendes Nunes


 

MENSAGEM

 90 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LEIRIA

A Associação de Futebol de Leiria foi fundada em 20 de Maio de 1929, tendo por objetivos promover, fomentar, regulamentar e dirigir a prática do futebol, futsal e futebol de praia não profissional no distrito de Leiria, através da realização de competições, a organização das seleções distritais e assegurar o seu desenvolvimento em especial nos escalões de formação, de acordo com a defesa da ética e do espírito desportivo dos seus associados e agentes. Também tem o objetivo de apoiar os seus clubes, promovendo a formação contínua dos diferentes agentes desportivos, procurando, desta forma, contribuir para a elevação da modalidade no distrito, para além de ter uma intervenção social e inclusiva relevante. 

Atualmente engloba um universo de 120 clubes filiados, 11.000 jogadores (dos quais cerca de 8.500 pertencem à formação), 2.000 diretores, 700 treinadores e 181 árbitros inscritos nos termos dos Estatutos, organizando cerca de 9.000 jogos por época desportiva. Na presente época desportiva a A.F. Leiria comemora o seu 90º aniversário, com a realização de várias iniciativas, entre elas, sublinhamos a edição deste livro, alusivo à sua fundação e à evolução histórica do futebol no distrito até aos nossos dias. Deste modo, pretendemos destacar alguns momentos marcantes dos clubes, dos campos de jogo e dos seus protagonistas, revivendo aqueles que foram um marco inesquecível, e que tiveram uma forte influência na sua transformação, e ter a preocupação de transmitir às novas gerações, o que de melhor existe no movimento associativo desportivo, a paixão pelo futebol/futsal/futebol de praia, pelo clube e pela nossa terra. 

É patente nesta obra, existir algo em comum, entre aqueles que participaram na reunião fundadora realizada numa das salas do Grémio Literário Recreativo de Leiria, e todos aqueles que fizeram parte dos órgãos sociais no decorrer deste longo percurso, desta importante instituição desportiva, que se traduz na preocupação de tornar o Futebol acessível a todos os jovens dos diferentes escalões etários de ambos os géneros e lugares do distrito, por mais distante que se situem, apesar das vicissitudes das épocas em que nos encontrarmos. Aproveitamos a oportunidade para referir, que sendo o Futebol a modalidade mais popular do mundo, tendo, por isso, uma grande influência na nossa sociedade, é merecedor de toda a nossa admiração o trabalho, empenho e determinação dos dirigentes dos clubes, que são a célula base da nossa associação, que em estreita articulação com todas as autarquias locais, tem efetuado um esforço enorme na melhoria das suas instalações desportivas, contribuindo, desta forma, para aumentar o número de equipas, jogadores, treinadores e dirigentes, o trabalho na formação e na detenção de talentos, e a obtenção dos êxitos desportivos. Neste espaço de memória, não podemos deixar de destacar os clubes fundadores que ainda se encontram em atividade, que são merecedores da nossa admiração, já que ao longo destes anos escreveram páginas brilhantes da nossa história, tendo conseguido resistir durante todo este tempo a muitos problemas e contrariedades, e evidenciaram a capacidade de frequentemente se reinventarem e adaptarem aos tempos atuais, acompanhando a evolução do desporto em Portugal, como é o caso do Sport Clube Escolar Bombarralense (05.10.1911), o Caldas Sport Clube (15.05.1916), o Atlético Clube Marinhense (01.01.1923) e o Grupo Desportivo “Os Nazarenos” (03.09.1924). 

Também merece uma referência neste longo percurso, a participação da A.F. Leiria na realização do EURO 2004, como expoente máximo de um evento futebolístico a que estivemos ligados, com influência na evolução da nossa região, visível pela qualidade das infraestruturas. 
Para a existência desta notável história merece uma nota de apreço, o contributo dos funcionários, que trabalharam arduamente para o seu engrandecimento, dando o seu melhor em nome desta instituição, bem como dos muitos patrocinadores que sempre nos ajudaram e da comunicação social regional, que são o principal meio de divulgação das nossas atividades. 

A terminar, não posso deixar de destacar que, a edição deste livro não teria sido possível sem a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Federação Portuguesa de Futebol e de todos os Municípios do distrito de Leiria, que desde muito cedo perceberam que através da prática regular do futebol, para além de se elevar um sentimento bairrista, pode-se ter melhores cidadãos e torná-los mais felizes. 
É pois, este grande e variado património que damos a conhecer através desta publicação, esperando que a evolução aqui descrita possa vir a ser concretizada de forma determinada, por outros, no futuro, mas com o mesmo sentimento que partilhamos presentemente.

Um obrigado a todos.

Saudações desportivas.

Leiria, 29 de maio de 2019.


Associação de Futebol de Leiria

O Presidente da Direção

Manuel Mendes Nunes

EDITORIAL

CAMPEÕES DO FUTEBOL DISTRITAL – XIIª GALA

Com a realização da XIIª Gala da A.F. Leiria completa-se a atividade de mais um mandato importante na vida do Futebol Distrital, sendo de realçar a evolução que se tem verificado em todas as áreas, como resultado da aplicação de um certo número de medidas, centradas numa política desportiva que pretende a valorização dos Clubes filiados, e que mereceram o reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol e do Plano Nacional de Ética Desportiva. 
Por isso, não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que fizeram parte dos Órgãos Sociais, bem como da Comissão de Acompanhamento para Segurança, Academia da Arbitragem, Árbitros, Gabinete Técnico, Funcionários e dos Núcleos de Árbitros, pois sem eles era muito difícil colocar em funcionamento esta impressionante “máquina” desportiva.
Uma palavra de agradecimento para todos os diretores, treinadores, jogadores, massagistas e restantes elementos que constituem os Clubes filiados, pela participação inexcedível, na invenção de soluções, para que se possa continuar a intervir no desenvolvimento do Futebol, Futsal e Futebol de Praia.  
Agradecer também o apoio dado pelas Autarquias Locais do Distrito de Leiria, que tem efetuado um trabalho excelente, complementado com a ligação aos parceiros/patrocinadores, que muito nos tem ajudado a manter uma saúde financeira estável no desenvolvimento de todo o Futebol, nomeadamente nos escalões de formação. 
Merece também a nossa gratidão, a Federação Portuguesa de Futebol, pelos apoios concedidos e a continuada apresentação de programas estruturais inovadores, contribuindo, deste modo, para o reforço do desenvolvimento da nossa modalidade preferida.
Com a realização da XIIª Gala do Futebol Distrital e a publicação da Revista dos Campeões do Futebol Distrital – 2018/2019, pretendemos homenagear todos os Campeões Distritais, todas as equipas que representaram dignamente a A.F. Leiria nos respetivos campeonatos nacionais, os árbitros que conseguiram atingir os melhores resultados, os treinadores que foram considerados exemplares, mas igualmente todos aqueles que os Clubes entenderam chegar o momento de agradecer publicamente o seu trabalho benévolo, enaltecer os jovens que aproveitaram bem o tempo para estudar e jogar com distinção e valorizar o trabalho dos Clubes.
Por fim, uma palavra amiga, para todos os nossos Clubes filiados pela sua entrega, dedicação e esforço dado a esta nobre causa, que é o Futebol Amador, agradecer à Comunicação Social que tem divulgado as nossas provas e iniciativas, e a todas as Entidades e Particulares, que tem contribuído para concretizar os nossos objetivos.

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.

Leiria, 14 de setembro de 2019.

Associação de Futebol de Leiria
O Presidente da Direção

Manuel Mendes Nunes

 


MENSAGEM

O presidente Júlio Vieira deixou de desempenhar funções na A.F. Leiria, por más e boas razões. Más, porque deixou de coordenar os destinos da mais importante instituição desportiva do distrito de Leiria, da forma exemplar como o vinha a fazer até agora.

As boas dizem respeito ao desempenho de novas funções na Federação Portuguesa de Futebol, na sequência do ato eleitoral realizado há poucas semanas, que ditou a continuidade do Dr. Ferrando Gomes à frente dos destinos desta prestigiada instituição, que ultimamente tem deixado de alegria todos os portugueses, em virtude das diferentes seleções nacionais terem obtido excelentes resultados desportivos.

É habitual dizer-se que não há pessoas insubstituíveis, ou que só faz falta quem está presente, porque o que conta são aqueles que estão a participar no momento, mas, neste caso, não é bem assim, porque não há regra sem exceção.

Esta afirmação não é efetuada, só por questões afetivas em virtude da partilha da sua companhia na direção da A.F. Leiria desde 1999, mas sim por ter verificado, que o Júlio Vieira empregou uma forte dinâmica que permitiu a realização de um certo número de medidas que alteraram completamente a vida desta instituição, como é o exemplo, entre outras da:

· Modernização da sede e serviços da A.F. Leiria, permitindo um acesso cada vez mais fácil e rápida aos dirigentes dos Clubes;

· Implementação de todos os escalões de formação;

· Criação de programas inovadores como é o caso do Futebol de Rua, “Saber Estar no Futebol” e o “ABC” do Futebol;

· Implementar o “Cartão Branco”, como forma de promover o Fair Play;

· Incentivar a prática do Futebol Feminino;

· Defender a criação da “Academia da Arbitragem”;

· Decidir o fim do policiamento obrigatório no Futsal;

· Implementar a “Gala” da A.F. Leiria, de modo a dignificar o Futebol Distrital;

· Presidir à coordenação de todas as Associações Distritais e Regionais de Futebol;

· Estabelecer protocolos de cooperação com todos os Municípios do distrito;

· Aprovar programas de apoio aos Clubes, quando da modernização das infraestruturas desportivas e aquisição de viaturas;

· Realização descentralizada pelo distrito de ações de formação para os diferentes agentes desportivos, sobre assuntos muito importantes para a vida associativa;

· Criação da publicação “Os Campeões do Futebol Distrital”;

· Defender a existência de Núcleos de Árbitros e de Treinadores;

· Defender a ação do Gabinete Técnico como forma de promover a excelência do Futebol através da ação das Seleções Distritais;

· Apresentar soluções para ressarcir os Clubes do valor das inscrições;

· Defesa acérrima da majoração dos direitos dos dirigentes desportivos benévolos dentro do âmbito do Estatuto do Dirigente.

Muitas mais iniciativas se poderiam enumerar, mas julgamos ter destacado aquelas que considero as principais, e que tiveram um efeito significativo no desenvolvimento do Futebol.

Esta alteração foi provocada por o Júlio Vieira ter mudado de vida, ou seja passar a desempenhar funções na FPF. Para já desejamos-lhe boa sorte e esperar que, se conseguir implementar metade do que fez em Leiria, será bom para ele, porque se sentirá bem, mas principalmente será bom para a FPF e para o Futebol português.

Contudo, não podemos deixar passar este momento, sem prestar a justa homenagem pessoal ao presidente Júlio Vieira, e agradecer ter feito parte da equipa que ele criou há 17 anos.

Mas a vida da A.F. Leiria tem de continuar e ultrapassar os inúmeros desafios que temos pela frente, e por isso, pretendemos que, com a coordenação da Direção e em estreita ligação com os Clubes, que são a principal razão da nossa existência, se dê continuidade, ao que está previsto no Plano de Atividades, mas também que se implementem novos programas e se melhore a eficácia da A.F. Leiria, contribuindo, deste modo para o reforço e enriquecimento do Movimento Associativo.

Os Municípios do distrito têm sido o principal parceiro da A.F. Leiria no desenvolvimento do Futebol, nomeadamente nos escalões de formação, assim, contamos melhorar esta ligação, apresentando no futuro protocolos que melhorem as condições dos Clubes.

Não podemos deixar de referir a importante ligação que é preciso manter com todos os Órgãos Sociais, com destaque para o trabalho continuado a desenvolver com o Conselho de Arbitragem e a interação que deve existir com os Núcleos, bem como com o Conselho Técnico no sentido de ajudar a melhorar as condições de prática da modalidade.

Importa também realçar a necessidade de aprofundar a ligação com todos os meios de Comunicação Social, nomeadamente os do distrito, porque são eles que todas as semanas melhor divulgam as atividades desportivas da A.F. Leiria.

Por fim, desejamos que através deste espaço se intensifique a ligação com os nossos filiados, com a divulgação das muitas atividades realizadas ao longo da época desportiva, para a valorização desportiva e social de todos os agentes envolvidos.

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.

Leiria, 12 de agosto de 2016.

Associação de Futebol de Leiria

O Presidente da Direção

Manuel Mendes Nunes