Na sequência da deliberação da Federação Portuguesa de Futebol do dia 27/3/2020, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, a Associação de Futebol de Leiria deliberou o seguinte:

Considerando,

• Que em primeiro lugar está a saúde dos nossos jovens e das respetivas famílias;
  • Que segundo as determinações das Autoridades – DGS e Governamentais – a Pandemia provocada pelo vírus COVID19 não deverá dar tréguas nos próximos três meses, ou seja, antes do final da época desportiva
  • Que mesmo num quadro de otimismo a pandemia pudesse libertar algum espaço temporal, entende a AF Leiria que o mesmo deve ser reservado para a eventual conclusão intensiva do ano letivo de todos jovens;
  • Ser importante uma ação que permita acabar com a ansiedade e possibilite a todos que possam, desde já, programarem a sua vida e atividade mais próxima e futura, incluindo a desportiva;
  • Que para a AF Leiria, o principal objetivo das suas provas e campeonatos de formação será sempre a promoção da prática desportiva e a formação cívica dos nossos jovens, num contexto desportivo e de valorização do trabalho em equipa;
  • Que a importância se reflete no desafio que temos pela frente que é de centrar-nos no essencial, a preservação da saúde e bem estar de todos;

Assim, a Direção da AF Leiria deliberou CANCELAR, com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos, relativos à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas e descidas, sem designação de campeões.

A deliberação da AF Leiria mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão dos campeonatos, com os respetivos títulos atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

Nenhuma deliberação a tomar seria boa para todos os agentes desportivos e para o desejável e saudável desenrolar das competições, todavia, a AF Leiria entende ser esta a solução mais adequada fundamentada essencialmente nas determinações das autoridades anteriormente referidas, nas quais temos que confiar para que tudo corra bem em preservação da saúde e bem estar de todos.

Tendo consciência de que esta solução não irá agradar a todos, existe a plena convicção de que para o combate à Pandemia do COVID19, devemos manter-nos unidos para que no mais curto espaço de tempo possível tudo volte à normalidade.

Neste momento é com profundo sentimento que a AF Leiria deseja a todos os Agentes Desportivos e seus familiares que se encontrem bem e ultrapassem esta difícil fase, que atinge todo o mundo, com muita saúde.

A Direcção da AF Leiria