O dia 22 de janeiro de 2022 ficará para sempre marcado na história da A.F. Leiria.

No jogo do Campeonato de Juniores / HES I Divisão que decorreu no Campo Luis Duarte, Caldas da Rainha, entre as equipas do ARECO/Coto e do UD Turquel, neste dia, fez-se história na Arbitragem da A.F. Leiria.
Pela primeira vez na história da A.F. Leiria, um árbitro atinge o patamar de Árbitro Assistente Internacional. O árbitro Pedro Martins, residente no concelho de Óbidos, é o primeiro árbitro desta Associação distinguido com essa indicação e foi neste jogo que ele utilizou pela primeira vez, em solo nacional, a insígnia FIFA.
A equipa de arbitragem deste jogo “especial”, foi composta, além do Pedro Martins na função de Árbitro Assistente 1, pela jovem Beatriz Baptista na função de árbitro, e pela Ana Morgado como Árbitro Assistente 2.

A assistir a este jogo, além dos habituais adeptos das duas equipas, estiveram presentes o Sr. Carlos Amado e o Sr. Carlos Frazão, presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem da A.F. Leiria respetivamente, e ainda o Sr. Prof. Manuel Nunes, presidente da Direção da A.F. Leiria.

No final do jogo entrevistámos Pedro Martins que nos contou um pouco do seu percurso na Arbitragem.

afleiria.com:  Como surgiu o teu interesse pela arbitragem?
Pedro Martins: O gosto pela arbitragem surgiu ainda nas camadas jovens, quando jogava futebol. Por vezes faltava um elemento da equipa de arbitragem e eu fui tendo essa experiência de ser árbitro assistente, e também fazia jogos nos torneios escolares! Foi assim crescendo o gosto pela função.

afleiria.com: Conta-nos um pouco do teu percurso…
Pedro Martins: Tive a oportunidade de frequentar um curso de arbitragem na AF Porto, que não chegou a ser concluído, mas não desisti, depois de mudar de residência para o distrito de Leiria, inscrevi-me num curso nesta associação, que foi concluído em 2007.
Depois de estagiário formei a minha equipa e estive 3 épocas nos campeonatos distritais (tendo durante uma destas épocas acumulado a função de assistente do Fábio Veríssimo) até subir como árbitro à 3a categoria nacional, onde estive 3 épocas. A 3ª época que coincidiu com o fim dessa categoria nacional e resultou na minha descida aos distritais. No dia em que soube que tinha descido, recebi o convite do Fábio Veríssimo, para seu árbitro assistente, pois havia sido promovido a estagiário na 2ª Liga.
Fiz essa época na 2a Liga, e os dois seguintes como assistente do Luís Dionísio e António Nobre no Campeonato de Portugal, pois na altura eram necessário 3 anos de experiência na função para puder ir ao seminário de promoção aos campeonatos profissionais, o que viria a acontecer no final dessa época (2015/16).
Na época de 2016/17 passei a ser um AAC1, tendo sido primeiro classificado da categoria em 2019/20, o que me deu o privilégio de fazer a final da Supertaça de Portugal na época seguinte. Desde janeiro de 2022 que recebi o estatuto de Árbitro Assistente Internacional, embora já tenha tido a felicidade de representar Portugal em vários jogos em competições internacionais.

afleiria.com: Sendo o primeiro árbitro filiado na A.F. Leiria a atingir o patamar de “Árbitro Assistente FIFA”, hoje realizaste o teu primeiro jogo com essa insígnia em território português e logo num jogo dos escalões de formação da nossa Associação. Qual o significado deste jogo?
Pedro Martins: Foi desde a primeira hora que recebi a notícia que tinha sido indicado ao estatuto de Internacional, que demonstrei o meu interesse em que isso acontecesse, não só pela gratidão do meu percurso nesta associação, mas também o voltar ao local onde tudo começou. Não o local físico, mas nas competições de formação. Para mim significa um obrigado, mas ao mesmo um demostrar que o ter atingido o estatuto que atingi não faz com que eu deixe de pertencer ao distrito onde me formei para a arbitragem e onde aprendi a dar os primeiros passos!

afleiria.com: Já realizaste alguns jogos internacionais. Quais as grandes diferenças que encontras? A nível distrital, nacional e internacional.
Pedro Martins: As grandes diferenças são a velocidade e a competitividade no jogo e a organização do evento em si.

afleiria.com: Agora que atingiste um marco, que certamente é marcante para a tua carreira, queres deixar uma mensagem aqueles que agora se estão a iniciar na Arbitragem?
Pedro Martins: A melhor mensagem que eu posso deixar é que desistir nunca poderá ser uma opção. Trabalhar, ser persistente, lutar e agarrar as oportunidades.

afleiria.com: Por fim, agora que o patamar de Internacional está alcançado, quais os próximos objetivos? E qual é o sonho?
Pedro Martins: O meu lema desde que comecei neste caminho tem sido sempre o mesmo, e é o meu principal objetivo, ser hoje melhor do que fui ontem e amanhã melhor do que sou hoje. O que resultar do meu trabalho, será uma vitória e eu serei sempre grato.

Mensagem do Sr. Prof. Manuel Nunes, presidente da Direção da A.F. Leiria:
“Em primeiro lugar gostaria de felicitar o Pedro Martins pela obtenção das insígnias da FIFA como Árbitro Assistente em representação da AF leiria, como resultado pelo excelente trabalho realizado ao longo de vários anos.
De seguida, agradeço o gesto que teve, ao pretender efetuar o primeiro jogo oficial com as insígnias recebidas, durante um jogo oficial dos Campeonatos Distritais da AF Leiria, como sinal marcante de onde começou a sua atividade na arbitragem.
Gesto muito bonito e carregado de significado, já que, para além de destacar que tudo tem um princípio muito simples, desta forma vai estimular os árbitros mais novos a terem uma certa persistência na sua atividade e colocarem em primeiro lugar objetivos bem definidos a médio prazo. Depois com treino, estudo, coragem, resistência, autocontrolo, força de vontade e gosto pela atividade, todos poderão conseguir atingir os seus objetivos. Obrigado pelo seu desempenho e que tenha muita sorte no futuro.”

Mensagem do Sr. Carlos Amado, presidente do Conselho de Arbitragem da A.F. Leiria:
“O Conselho de Arbitragem da A.F. Leiria felicita o Pedro Martins por esta promoção á categoria de árbitro assistente internacional e congratula-se por ter pela primeira vez nos seus quadros um árbitro nesta categoria.
Agradece ainda de forma reconhecida o facto do Pedro Martins querer fazer o seu primeiro jogo com as insígnias FIFA, num jogo das competições da Associação de Futebol de Leiria.
Que o exemplo do Pedro Martins possa ser inspirador/motivador para todos os árbitros que fazem parte dos nossos quadros e também contribua para que mais jovens venham a optar por uma carreira na arbitragem.
Desejamos-lhe as maiores felicidades para esta nova fase da sua carreira.”