O Conselho de Arbitragem, de acordo com o plano de formação e avaliação definido, reuniu todos os árbitros e observadores dos quadros distritais de futsal.

Estes árbitros e observadores estiveram reunidos nos dias 21 e 22/setembro onde efetuaram as habituais provas físicas (árbitros e árbitras), testes práticos (observadores) e testes escritos (todos) regulamentares e ainda assistiram diversas sessões de formação sobre as Leis do Jogo e outros temas relacionados com a atividade da Arbitragem.

O intenso programa cumprido iniciou-se na manhã de sábado com as Provas Físicas regulamentares para os árbitros, incluindo-se pela primeira vez a Avaliação da Composição Corporal aos árbitros C5PRO, C5FPRO, C6PRO e C6FPRO.

Em simultâneo os observadores trabalharam a forma como preencher o respetivo Relatório Técnico e de seguida realizavam o seu Teste Prático regulamentar.

Depois de almoço com todos juntos, iniciou-se a tarde com o Teste Escrito regulamentar, terminando assim as avaliações deste início de época.

O resto da tarde foi preenchido com a formação técnica e pessoal de todos com os temas “Alterações às Leis do Jogo de Futsal, Recomendações e Procedimentos de atuação para a época” e “Boas Práticas”

(Alterações às Leis do Jogo, Recomendações e Procedimentos de atuação para a época | Hélder Correia, observador nacional futsal e membro da Academia de Arbitragem)

Nesta primeira ação formativa da tarde, todos os formandos receberam todas as instruções regulamentares para esta nova época por meio do observador nacional e membro da Academia de Arbitragem, Helder Correia, que já durante a manhã tinha sido o formador da Ação específica para os observadores.

Durante a ação “Boas Práticas” ministrada pelo árbitro de futsal FIFA, Rúben Santos, destacamos a disponibilidade do também árbitro de futsal FIFA, Cristiano Santos, que se encontra no Uzbequistão a participar no Campeonato do Mundo FIFA Futsal 2024, em deixar uma mensagem vídeo de incentivo a todos os presentes.

(Boas Práticas | Rúben Santos, árbitro de Futsal FIFA)

Já depois do jantar e terminando o dia contou-se com a presença de Rogério Serrador, treinador de futsal e dirigente que abordou o relacionamento entre todos os agentes do futsal.

(Árbitro, Treinador, Dirigente | Rogério Serrador, treinador de futsal e dirigente da AR Pederneirense)

  A manhã de domingo foi dedicada à formação prática onde foram abordadas diversas situações de jogo. Esta ação contou com o formador da Academia de Arbitragem João Ferreira.

(Sessão Prática | João Ferreira, observador nacional futsal e membro da Comissão de Apoio e Validação) 

A tarde de domingo estava reservada ao Conselho de Arbitragem que aproveitou aquele momento para transmitir as suas diretrizes para a presente época desportiva e onde ouviu também algumas questões por parte dos árbitros.

(Conselho de Arbitragem)

A encerrar esta Ação estiveram presentes Rui Batista, presidente da Direção do NAF Porto de Mós, João Teixeira, Chefe de Divisão da Câmara Municipal da Marinha Grande, e Manuel Nunes, presidente da Direção da A.F. Leiria.