O Conselho de Arbitragem da A.F. Leiria realizou a Ação inicial de formação e avaliação para os seus árbitros C5PRO, C5MAN, C6PRO, C7PRO, árbitras C7FPRO e observadores de futebol.

A Ação decorreu nos dias 6 e 7 de setembro em Pombal e contou com a presença de árbitros e observadores que efetuaram provas físicas, escritas e assistiram a diversas sessões de formação sobre Leis de Jogo entre outros temas relacionados com a arbitragem.

O programa teve início no sábado de manhã com Provas Físicas regulamentares para árbitros e com uma sessão teórica para observadores intitulada “Diretrizes de Observador” ministrada por Ângelo Ferreira, observador nacional e membro da Academia de Arbitragem.

Posteriormente realizaram-se as provas físicas regulamentares, no Campo Dr. Armindo Lopes Carolinol, seguidas de testes escritos realizados na Biblioteca Municipal de Pombal. No mesmo local foram realizadas ações formativas, nomeadamente “Preparação do Jogo” ministrada pelo árbitro Fábio Monteiro, “Plataforma eÁrbitro e Implicações Disciplinares” ministrada por Eduardo Pereira, “Trabalho de Equipa” e “Temas Técnicos FPF” ministradas pelo árbitro António Nobre. O dia de formação terminou com a ação “Aprender a errar” ministrada por Jorge Faustino.

O domingo teve início com uma sessão técnica de campo ministrada por Célio Ferreira, Fábio Monteiro, Fábio Veríssimo, Fernando Mateus, Jorge Carreira e Nelson Pereira no Campo Dr. Armindo Lopes Carolino. A sessão de encerramento ocorreu às 15h30 com a presença de todo o Conselho de Arbitragem, Carla Leitão, Diretora Executiva, Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, e Rui Batista, Presidente do NAF Porto de Mós.