"Na sequência da Eleição do Dr. Pedro Proença para Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fui convidado para desempenhar o cargo de Coordenador Geral das Comissões Permanentes, de modo a contribuir para uma ampla discussão dos temas importantes para o futuro do Futebol Português.

Esta ação insere-se também na implementação das muitas medidas apresentadas por Pedro Proença no seu Programa de candidatura, para reformar toda a situação existente e muito virada para a base do Futebol.

Neste sentido foi com muito sentido de responsabilidade que aceitei o honroso convite do Dr. Pedro Proença, para o acompanhar nesta difícil, mas importante missão de desenvolver o “Estado da Arte” do Futebol.

Deste modo, entreguei hoje o meu pedido de renúncia de Presidente da Direção da Associação de Futebol de Leiria, que desempenhei com muito gosto ao longo de cerca de 9 anos.

Contudo, não posso deixar de referir que é com grande dificuldade que o faço, já que senti ao longo deste período, um enorme prazer no contacto permanente com os diferentes agentes desportivos dos 125 Clubes no âmbito da AF Leiria e das Autarquias Locais, sempre como objetivo de os apoiar, ajudar e estimular toda a sua atividade no sentido de desenvolver o Futebol, Futsal, Futebol de Praia e agora o Walking Football, e assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.

É com um amargo de boca que me despeço, agradecendo a todos a compreensão e colaboração prestada, onde não posso esquecer todos aqueles que conseguem manter a funcionar os Clubes, o Diretor Executivo, Prof. Carlos Martins, o Secretário-geral, Luís Monteiro, os elementos que constituem o Órgãos Sociais, os Árbitros, os Funcionários, Gabinete Técnico, colaboradores e parceiros da AF Leiria, a PSP e a GNR, bem como as várias instituições de Ensino, da Comunicação Social e da FPF. Saio fisicamente desta importante instituição desportiva para uma nova função na FPF, mas não em espírito, ao fim de uma múltipla ligação de cerca de 40 anos.

Espero e desejo que tudo corra bem no futuro, deixando esta mensagem de despedida, mas indicando que podem contar sempre com a minha colaboração.

Obrigado pela atenção dispensada. Saudações Desportivas." 

Leiria, 20 de maio de 2025.

Manuel Mendes Nunes